Inaugurada na última segunda-feira (14) no Shopping Bela Vista, o espaço funcionará até o final do mês
O Ministério Público estadual, por meio Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero e em Defesa do Direitos das Mulheres (Nevid), inaugurou na última segunda-feira (14) em parceria com o Shopping Bela Vista e a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a ‘Sala Agosto Lilás’ para ajudar no combate à todas as formas de violência contra as mulheres. O espaço funciona no Shopping Bela Vista, no espaço L2 Norte, em frente à Caixa Econômica, de segunda a sábado, das 9h as 22h, e domingo, das 13h as 21h, até o dia 31 de agosto.
O espaço foi criado com o objetivo de promover discussões sobre a conscientização e a prevenção da violência contra as mulheres, além de orientar as vítimas. “Trata-se de uma iniciativa do Nevid que convidou parceiros para que pudéssemos oferecer às mulheres durante o mês de agosto serviços diversos como palestras e diálogos sobre sinais de alerta para casos de agressões. A sala faz parte das ações promovidas para a campanha ‘Agosto Lilás’, mês dedicado à proteção da mulher desde 2016”, destacou a promotora de Justiça Sara Gama, coordenadora do Nevid. Ela complementou que a inauguração da sala partiu ainda das orientações constantes na Recomendação 89 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O local conta ainda com o apoio do bloco carnavalesco ‘As Muquiranas’, que assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP, em que uma das cláusulas prevê que eles deverão realizar eventos e debates em prevenção à violência contra a mulher.
“Pretendemos chamar a atenção da população a respeito da importância da prevenção da violência contra a mulher e chamar a atenção para casos que podem levar ao feminicídio”, ressaltou Sara Gama. Na ‘Sala Agosto Lilás’ serão realizadas palestras, bate-papos sobre sinais de alerta para casos de agressões, aulas de biodança, fitdance, yoga, além de entrega de material informativo, orientações de como funcionam os equipamentos de proteção da mulher e do Centro de Referência de Atenção à Mulher, por meio do serviço CRAM em Movimento. Também serão realizadas ações de saúde da mulher, oficinas de horta em casa, música, bordados, aula de defesa pessoal e apresentações de atrações musicais. A ‘Sala Agosto Lilás’ conta ainda com um violentômetro, que mostra as zonas de perigo e os sinais de riscos de feminicídio.
Na última segunda-feira (14) houve ainda a abertura da exposição fotográfica ‘Agosto Lilás: Juntos pela Erradicação da Violência Contra Mulher’, da fotógrafa e assistente social Priscila Marinho, com fotos das equipes dos órgãos que atuam na rede de proteção da mulher, incluindo MP, Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams), Ronda Maria da Penha, Defensoria Pública, SPMJ e Tribunal de Justiça. A mostra ficará no espaço até a primeira quinzena de setembro.
Programação
A programação desta quarta-feira (16) contará com uma apresentação de poesia do artista Stael Kyanda Machado às 13h; serviços de atendimento e orientação psicológica e social do CRAM em Movimento também às 13h; uma palestra sobre menopausa com a médica Deise Candice, às 14h; uma apresentação sobre os serviços de atendimento dos Centros de Referências e Acolhimento e da Flor de Cactos, serviço de prevenção de importunação contras as mulheres, às 15h; e uma apresentação de voz e violão de Saulo e Carolina no final do dia.
‘Protocolo Ei, Moça’
Na última segunda-feira (14) foi publicado o protocolo ‘Ei, Moça’, que faz parte do programa Alerta Salvador – Juntos pela erradicação da violência contra a mulher’. A promotora de Justiça Sara Gama participou da elaboração do protocolo que visa integrar e fortalecer as ações de prevenção e atenção às situações de violência contra a mulher, em estabelecimentos públicos ou privados de lazer, em que haja ou não bebida alcoólica no Município de Salvador.
Fonte: ASCOM MPBA | Fotos: Sérgio Figueiredo