CampanhaJustiçaMinistério PúblicoMulherSalvadorViolênciaViolência Contra a Mulher

‘Sala Agosto Lilás’ reforça combate à violência contra as mulheres na Bahia

Inaugurada na última segunda-feira (14) no Shopping Bela Vista, o espaço funcionará até o final do mês

O Ministério Público estadual, por meio Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero e em Defesa do Direitos das Mulheres (Nevid), inaugurou na última segunda-feira (14) em parceria com o Shopping Bela Vista e a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a ‘Sala Agosto Lilás’ para ajudar no combate à todas as formas de violência contra as mulheres. O espaço funciona no Shopping Bela Vista, no espaço L2 Norte, em frente à Caixa Econômica, de segunda a sábado, das 9h as 22h, e domingo, das 13h as 21h, até o dia 31 de agosto.

O espaço foi criado com o objetivo de promover discussões sobre a conscientização e a prevenção da violência contra as mulheres, além de orientar as vítimas. “Trata-se de uma iniciativa do Nevid que convidou parceiros para que pudéssemos oferecer às mulheres durante o mês de agosto serviços diversos como palestras e diálogos sobre sinais de alerta para casos de agressões. A sala faz parte das ações promovidas para a campanha ‘Agosto Lilás’, mês dedicado à proteção da mulher desde 2016”, destacou a promotora de Justiça Sara Gama, coordenadora do Nevid. Ela complementou que a inauguração da sala partiu ainda das orientações constantes na Recomendação 89 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O local conta ainda com o apoio do bloco carnavalesco ‘As Muquiranas’, que assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP, em que uma das cláusulas prevê que eles deverão realizar eventos e debates em prevenção à violência contra a mulher.

“Pretendemos chamar a atenção da população a respeito da importância da prevenção da violência contra a mulher e chamar a atenção para casos que podem levar ao feminicídio”, ressaltou Sara Gama. Na ‘Sala Agosto Lilás’ serão realizadas palestras, bate-papos sobre sinais de alerta para casos de agressões, aulas de biodança, fitdance, yoga, além de entrega de material informativo, orientações de como funcionam os equipamentos de proteção da mulher e do Centro de Referência de Atenção à Mulher, por meio do serviço CRAM em Movimento. Também serão realizadas ações de saúde da mulher, oficinas de horta em casa, música, bordados, aula de defesa pessoal e apresentações de atrações musicais. A ‘Sala Agosto Lilás’ conta ainda com um violentômetro, que mostra as zonas de perigo e os sinais de riscos de feminicídio.


Na última segunda-feira (14) houve ainda a abertura da exposição fotográfica ‘Agosto Lilás: Juntos pela Erradicação da Violência Contra Mulher’, da fotógrafa e assistente social Priscila Marinho, com fotos das equipes dos órgãos que atuam na rede de proteção da mulher, incluindo MP, Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams), Ronda Maria da Penha, Defensoria Pública, SPMJ e Tribunal de Justiça. A mostra ficará no espaço até a primeira quinzena de setembro.

Programação

A programação desta quarta-feira (16) contará com uma apresentação de poesia do artista Stael Kyanda Machado às 13h; serviços de atendimento e orientação psicológica e social do CRAM em Movimento também às 13h; uma palestra sobre menopausa com a médica Deise Candice, às 14h; uma apresentação sobre os serviços de atendimento dos Centros de Referências e Acolhimento e da Flor de Cactos, serviço de prevenção de importunação contras as mulheres, às 15h; e uma apresentação de voz e violão de Saulo e Carolina no final do dia.

‘Protocolo Ei, Moça’

Na última segunda-feira (14) foi publicado o protocolo ‘Ei, Moça’, que faz parte do programa Alerta Salvador – Juntos pela erradicação da violência contra a mulher’. A promotora de Justiça Sara Gama participou da elaboração do protocolo que visa integrar e fortalecer as ações de prevenção e atenção às situações de violência contra a mulher, em estabelecimentos públicos ou privados de lazer, em que haja ou não bebida alcoólica no Município de Salvador.

Fonte: ASCOM MPBA | Fotos: Sérgio Figueiredo

Related posts

Salvador: Saúde nos Bairros já realizou 50 mil procedimentos e anuncia novos locais

Fulvio Bahia

Polícia prende homem que estava importunando mulheres na Micareta de Feira

Fulvio Bahia

Polícia encontra sequestradores e liberta comerciante em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais