Vereador destacou que há projetos em tramitação para beneficiar a cultura popular e identitária.
Presidente da Comissão de Cultura, o vereador Sílvio Humberto (PSB) comemorou o lançamento do edital exclusivo para quadrilhas juninas pelo governo estadual. As proposições apresentadas ao Executivo pelo Fórum Permanente de Quadrilhas também foram pautadas no âmbito Legislativo.
“Essa é sem dúvida uma ação necessária e, sobretudo, providencial para os fazedores e fazedoras dessa expressão artística valiosa que ao longo do tempo sofreu com a ausência de políticas públicas fora do período festivo. As dificuldades enfrentadas vão desde a falta de ônibus para o deslocamento à não existência de um espaço para a realização de ensaios”, disse o vereador.
Segundo o parlamentar, no âmbito legislativo já tramita o Projeto de Indicação nº511/2021 de sua autoria que orienta ao município de Salvador a abertura de editais específicos para as quadrilhas juninas.
“Nos últimos anos essa causa tem sido objeto de atenção e discussões do mandato e, consequentemente, da Comissão de Cultura da Câmara. Realizamos ampla escuta e, a partir dela, propusemos projetos à Prefeitura, como a ampliação de vagas na reserva de editais de cultura popular e identitárias, dentre outros. No Plano Municipal de Cultura, decenal em políticas culturais e do qual fui relator, tive oportunidade de adicionar emendas construídas em conjunto com grupos de quadrilhas juninas, dentre eles o Forró do ABC”, explicou Sílvio.
O vereador informou ainda ter realizado reunião com o titular da Secretaria de Cultura de Salvador, Pedro Tourinho, e ter reivindicado a criação de um Barracão de Artes Juninas, espécie de espaço de memória, realização de ensaios e armazenamento de figurinos e adereços. O vereador apresentou o Projeto de Indicação nº78/2023 com esse intuito que também segue em trâmite na Casa Legislativa.
Fonte: ASCOM CMS
Foto: Divulgação CMS