Os projetos ‘Fratria’, ‘Tecendo o Amanhã’ e ‘Tera’ do Ministério Público do Estado da Bahia estão na semifinal do prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2024. Mais de 650 iniciativas foram pré-habilitadas em nove categorias. Os projetos baianos estão entre os 45 semifinalistas.
A divulgação dos finalistas está prevista para final de setembro e a cerimônia de entrega ocorrerá no dia 27 de novembro, no auditório do CNMP, em Brasília. A premiação destaca anualmente programas e projetos de membros e servidores de todos os ramos do Ministério Público brasileiro que contribuam na concretização do planejamento estratégico nacional do MP.
“Os projetos estratégicos do Ministério Público são iniciativas resolutivas e articuladas, que trazem soluções para grandes problemas que afligem a sociedade. O prêmio do CNMP premia os melhores projetos do Brasil e Ministério Público da Bahia concorre, esse ano, com três projetos. Estamos felizes e honrados e parabenizamos todos os envolvidos nestas iniciativas”, afirmou o procurador-geral de Justiça Pedro Maia.
Fratria
A Ferramenta de automação de tarefas com utilização de recursos com Inteligência Artificial concorre na categoria especial. Criada em 2023, ela possibilita, por meio do uso de Inteligência Artificial (IA), a análise automatizada de inquéritos policiais que estejam associados ao assunto “tráfico de drogas e condutas afins”, com síntese de informações que auxilia o promotor nas tomadas de decisões.
Tecendo o Amanhã
O projeto concorre na categoria integração e articulação. Criado em 2020, o objetivo é aprimorar políticas públicas que assegurem o direito à convivência familiar e comunitária, buscando a efetiva proteção de crianças e adolescentes que necessitem ou estejam inseridas em serviços de acolhimento na Bahia.
Tera: Analisador de Evidências Digitais
O projeto concorre na categoria investigação e inteligência. Criado em 2021, seu objetivo é permitir ganho de tempo na investigação, com foco na análise ágil dos casos e integridade dos dados. É uma solução de suporte e otimização de investigação. Protege ativos informacionais contra perdas, comprometimentos ou vazamentos, sendo auditável.
Fonte: ASCOM MP/BA
Imagem: Divulgação