Ação SocialBrasilDefensoria PúblicaInclusão SocialJustiçaMunicípiosNordestePovos Quilombolas

Voo da Fênix – Feira de serviços da Ouvidoria Cidadã beneficia cerca de 300 pessoas da comunidade quilombola do Quingoma, em Lauro de Freitas

Ação envolveu diversos órgãos parceiros da Defensoria para levar serviços multidisciplinares para moradores e moradoras da estrada do Quingoma e adjacências

Em mais uma ação integrativa, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), por meio de sua Ouvidoria Cidadã, realizou uma feira de serviços para a comunidade do Quilombo Quingoma e do assentamento Fênix, em Lauro de Freitas. 

A ação cidadã Voo da Fênix lotou a Escola Municipal Quingoma, no último sábado (27), onde cerca de trezentas pessoas puderam contar com diversos serviços diversos da própria DPE e de entidades parceiras do projeto. Entre eles, orientações e serviços de assessoria jurídica em geral, como medidas protetivas para mulheres em situação de violência doméstica, ações para acesso à saúde e a medicamentos, indenizações, garantia dos direitos da população LGBT, entre outros.

Além da Defensoria, os(as) moradores(as) tiveram a oportunidade de emitir carteiras de identidade gratuitas, cadastrar-se para vagas de emprego, ter informações sobre benefícios sociais, além de assistir uma palestra sobre empreendedorismo negro. Teve até espaço infanto-juvenil lúdico para interação das crianças, com jogos como xadrez e dominó, além de atividades recreativas.

“Foi gratificante observar a felicidade da população durante o evento, especialmente pessoas da comunidade do assentamento Fênix, que colaboraram conosco em cada etapa, pensando, mobilizando e colocando a mão na massa. Estamos construindo, juntos, um grande sonho de mais dignidade, moradia, alimentação e bem-viver”, destacou a ouvidora-geral da DPE/BA, Naira Gomes.

A ouvidora explica que o nome da Ação – O Voo da Fênix – foi escolhido pela própria comunidade, pela simbologia que a ave mitológica representa: algo que queima, mas renasce das cinzas mais jovem e forte. No dia anterior, sexta-feira (26), a Ouvidoria Cidadã foi ao assentamento Fênix, em parceria com o Governo da Bahia, para entregar dezenas de cestas básicas para as famílias da comunidade.

Sinônimo de muita luta e resistência contra a especulação imobiliária, o Quilombo Quingoma passou a ser reconhecido como o primeiro Território Iorubá do Brasil, em 2023. O título foi conferido pelo rei da Nigéria, Onni Ilê Ifé, em visita ao local, fortalecendo a manutenção da história e da cultura da comunidade.

Há quase uma década, a DPE/BA acompanha os moradores(as) da comunidade quilombola do Quingoma, buscando pelos seus direitos mais básicos, como manutenção da sua moradia, cultura e ancestralidade. 

A ação contou com a parceria do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos Tradicionais; da superintendência de desportos do Estado da Bahia, do Instituto Pedro Melo e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Também participaram defensores(as) e servidores(as) da DPE/BA de Lauro de Freitas e Salvador.

Fonte / Foto: DPE/BA

Related posts

Comissão do governo vai definir regras para transporte aéreo de pets

Fulvio Bahia

Jequié: Prefeitura inicia instalação do projeto de decoração do São João 2023

Fulvio Bahia

Mulher foge de blitz, mas acaba alcançada com 25 kg de maconha

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais