Ação SocialDefensoria PúblicaInclusão SocialJustiça

Chaves entregues: nova Unidade Móvel está pronta para garantir dignidade e justiça no sistema prisional

Primeiro mutirão está previsto para o final de maio, dos dias 20 a 24, nos municípios de Ilhéus e Itabuna, no território de identidade do Litoral Sul

oi entregue  o mais novo equipamento de itinerâncias da Defensoria Pública do Estado da Bahia: a Unidade Móvel de Atendimento, que percorrerá as estradas para garantir a dignidade e a justiça aos internos do sistema prisional baiano. Fruto de uma parceria junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, o novo equipamento, apresentado oficialmente na última quinta-feira (02), conta com quatro gabinetes climatizados para atendimentos, uma copa, um banheiro acessível, acesso para pessoas com deficiência, além de área externa que também será utilizada nas itinerâncias.

Defensora-geral da Bahia, Firmiane Venâncio destacou a importância da articulação entre a DPE/BA, Ministério da Justiça e Segurança Pública para viabilizar o acesso à justiça dos presos. “Essa entrega é extremamente significativa porque vai possibilitar que nós tenhamos dois cronogramas específicos e ampliados nas unidades prisionais da capital e do interior”, afirmou.

A nova Unidade Móvel já tem, inclusive, data para pegar estrada, com o primeiro mutirão a ser realizado nos municípios de Itabuna e Ilhéus, ambos localizados no território de identidade Litoral Sul, ainda este mês, entre os dias 20 e 24 de maio. Além disso, já estão previstos outros dez mutirões.

Coordenadoras da Especializada Criminal e de Execução Penal, unidade da Defensoria que está à frente das itinerâncias no sistema prisional juntamente com o Núcleo de Atuação Estratégica, Alexandra Soares e Larissa Guanaes não esconderam a felicidade ao receber o novo equipamento. “Com ele, nós vamos intensificar os nossos atendimentos, dar mais suporte aos(às) defensores(as) que atuam no sistema prisional e acompanhar a dignidade do cumprimento da pena, fortalecendo o trabalho de ressocialização”, afirmaram na ocasião.

A entrega do novo equipamento foi possível graças a um convênio firmado entre a DPE/BA e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional – Depen. O respectivo convênio tem por finalidade fortalecer o atendimento jurídico e psicossocial das pessoas privadas de liberdade e de seus familiares por meio de mutirões com Unidade Móvel de Atendimento, conforme detalhado no Plano de Trabalho.

O convênio foi firmado ainda em 2022, quando a Especializada Criminal e de Execução Penal era coordenada pelos defensores públicos Pedro Casali e Fabíola Pacheco, mesmo período que iniciaram os mutirões no sistema prisional. Presente na ocasião da entrega da nova Unidade Móvel, o defensor público Pedro Casali destacou que a área de Execução Penal sempre foi de grande importância para a Defensoria Pública e que a instituição utilizava diversas formas de alcançar os internos do sistema prisional. Diante da crescente demanda, foi identificado um edital do MJ destinado à ampliação do atendimento ao respectivo público.

Fonte: DPE/BA
Foto: Divulgação DPE/BA

Related posts

PRF intercepta carga irregular de celulares e encaminha caso de descaminho à Receita Federal em Vitória da Conquista

Fulvio Bahia

Policiais militares envolvidos em homicídio irão a júri popular em Piatã

Fulvio Bahia

Bahia Sem Fome recebe doação de cinco toneladas de alimentos da Polícia Civil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais