BrasilCâmara dos DeputadosTribunal Regional Eleitoral BA

Presidente do TRE-BA apresenta propostas em debate sobre minirreforma eleitoral

Desembargador Roberto Frank foi convidado, enquanto presidente do Coptrel, a compor Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados e expor propostas de alterações na legislação eleitoral em audiência pública.

O presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, participou na última terça-feira (29) de uma audiência pública, a convite do Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados, destinada a apresentar propostas para uma minirreforma eleitoral. 

A audiência pública ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília, e é a primeira de uma série. Além do desembargador, participam outras autoridades de reconhecida atuação na comunidade jurídica eleitoral, a exemplo de ex-ministros do TSE, deputados e juristas. 

O presidente do Coptrel, representando o colegiado, apresentou em audiência e submeteu, por escrito, ao Grupo de Trabalho, propostas, com suas respectivas justificativas, acerca de temas estabelecidos no plano de trabalho – federações partidárias, prestação de contas, propaganda eleitoral, regras do sistema eleitoral, registro de candidatura, financiamento de campanha e inelegibilidade. 

Cargos TI

Após apresentar as propostas em nome do Coptrel para a minirreforma eleitoral, o desembargador Roberto Frank aproveitou a oportunidade para solicitar apoio dos parlamentares no sentido de viabilizar uma alternativa que minimize o déficit de servidores especializados na área de Tecnologia da Informação (TI). 

Na ocasião, o presidente do Coptrel e do TRE-BA acrescentou ainda a importância da atuação dos Tribunais no combate às fake news e na implementação de boas práticas, especialmente na aproximação do eleitorado à carteira de serviços dos TREs, utilizando o apoio desta mão de obra especializada.

Grupo de Trabalho

O GT é coordenado pela Deputada Dani Cunha (UNIÃO/RJ) e tem relatoria do Deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA). Segundo os parlamentares, a intenção do grupo é realizar ajustes pontuais na lei eleitoral ordinária, de modo a aperfeiçoá-la e simplificá-la, a fim de que entre em vigor já para as próximas eleições municipais, caso seja aprovada até o próximo mês de outubro.

Cronograma

As audiências públicas e debates internos no GT ocorrerão de 29 a 31/8. Já a apresentação do texto para deliberação está programada para ocorrer de 04 a 06/9. 

Fonte: ASCOM TRE-BA; RM. 
Foto: Divulgação

Related posts

Comissão vai debater ampliação de escola bilíngue para pessoas surdas

Fulvio Bahia

Dia Nacional do Boxe | Exclusiva com Carla Freitas

Fulvio Bahia

André Fraga integra Coalizão Nacional pela Bicicleta

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais