Com você, pelos seus direitos! Em alusão ao dia da Defensoria Pública, 19 de maio, vamos contar histórias que fazem parte da construção de uma instituição crucial para o acesso à justiça
Com quantos nomes se constrói uma Defensoria Pública? É justamente por você, Arnúzias, Josés, Marias, Carmens, e outras milhões de pessoas ocupantes do solo baiano que a Defensoria Pública da Bahia existe! Este ano, abrimos oficialmente a campanha anual em comemoração ao dia da Defensoria Pública, celebrada dia 19 de maio, contando histórias de vida transformada pela atuação da DPE-BA.
Com o intuito de mostrar à sociedade a importância e relevância dos serviços oferecidos, a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) lança a campanha “Com você pelos seus direitos”. Esta campanha tem o objetivo de mostrar o quanto o acesso à justiça é um instrumento de transformação na vida da população, principalmente para quem está em situação de vulnerabilidade.
Até o final de maio, traremos diversas histórias, seja em material publicitário, redes sociais ou aqui, no nosso site oficial, mostrando cidadãos e cidadãs que precisavam de acesso a direitos básicos e essenciais, como saúde, educação, transporte público, dentre tantos outros, mas que só mudaram seus destinos, a partir da Defensoria. Vale lembrar que, somente em 2023, foram mais de 1,1 milhão de pessoas atendidas.
A campanha, que também terá sua ação publicitária, tem o intuito de colocar em evidência as áreas de atuação da defensoria, como pensão alimentícia, exame de DNA, registro de nascimento, alteração de nome e gênero, dentre outras assistências gratuitas. Pessoas idosas, mulheres em situação de violência, pessoas com deficiência, minorias étnicas e outros grupos marginalizados são o público chave.
A campanha, que contará com a divulgação em diversas mídias, outdoor, TVs e redes sociais, enfatiza a importância da DPE/BA como garantidora do acesso à justiça para todos, também busca incentivar a participação e envolvimento da comunidade, promover a compreensão dos direitos e incentivar a busca por orientação jurídica.
Na próxima semana, começaremos com a história de Arnúzia, que lutava há oito anos para conseguir a pensão alimentícia do seu filho. Ao procurar a DPE, teve seu direito assegurado em questão de meses. Quer spoiler? “Eu não sabia nem o que era Defensoria, nunca tinha ouvido falar. Foi tão rápido, foi rápido demais!”, disse a cozinheira, sobre como a Defensoria entrou em sua vida. Com você, pelos seus direitos!
Fonte: DPE/BA
Card: Divulgação