ImprensaJustiçaSTF

STF vai decidir sobre responsabilidade de jornais por declarações de entrevistados

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar em 29/11 a tese definitiva sobre a responsabilização de jornais pelos crimes de injúria, difamação ou calúnia em declarações feitas por entrevistados. A definição deve servir para orientar casos semelhantes que tramitam na Justiça.

Em agosto, a Corte formou um entendimento prévio sobre o tema, mas há três posicionamentos diferentes entre os ministros. O processo trata de uma entrevista publicada em 1995 pelo Diário de Pernambuco. Na publicação, o ex-deputado federal Ricardo Zarattini Filho foi acusado de ter participado de um ataque a bomba em 1966 que deixou três mortos no Aeroporto de Guararapes.

Por 9 votos a 2, os ministros decidiram que o jornal pode ser responsabilizado, contrariando o voto do relator, o ministro aposentado Marco Aurélio de Mello, que disse que o Diário de Pernambuco “não emitiu opinião a influenciar leitores” na publicação. Ele citou a liberdade de imprensa e de expressão para fundamentar o voto. O entendimento foi acompanhado pela ministra aposentada Rosa Weber.

Fonte: Portal dos Jornalistas
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Related posts

Mulheres do Cerrado lutam por “saborania” e soberania alimentar

Fulvio Bahia

STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígenas

Fulvio Bahia

Homem é preso em flagrante após descumprir Medida Protetiva de Urgência

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais